O Poder Público de Otacílio Costa e também do município de Palmeira decretaram situação de emergência em virtude a tempestade de granizo que atingiu ambos os municípios na terça-feira, 22.
Em Otacílio Costa a Defesa Civil estima que aproximadamente 400 famílias foram impactadas. No bairro Igaras, o mais atingido, em moreno de 400 moradias tiveram a cobertura danificada.
Houve prejuízos também nos bairros Fátima, Pinheiros e Poço Rico. Estima-se que aproximadamente 150 casas foram atingidas nesses três bairros.
Desde a terça-feira, 22, a prefeitura através da Defesa Civil e secretaria de habitação, além das demais secretarias, distribuiu lonas e fez o cadastro das famílias prejudicadas.
O prefeito Fabiano Baldessar decretou situação de emergência no município na manhã desta quarta-feira, 23.
PALMEIRA IRÁ DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS TEMPORAL DE GRANIZO
Situação em Palmeira
As localidades de Barreiros e São Sebastião foram as mais atingidas pelo temporal de granizo na última terça-feira, 22
A forte chuva de granizo que atingiu a Região Serrana no fim da tarde de terça-feira, 22, provocou estragos no interior de Palmeira.
As localidades de Barreiros e São Sebastião foram as mais atingidas. Desde o início da noite de terça a equipe de Defesa Civil do município está mobilizada e, ainda na terça-feira, cerca de 22 propriedades foram atendidas.
O atendimento foi retomado já na manhã da quarta-feira, 23, e a equipe segue no interior atendendo as famílias. A prefeitura emitiu comunicado solicitando às famílias que precisem de atendimento entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 3238-0040 ou 98921-8375.
O contato com a equipe via celular pode levar algum tempo, em virtude de as localidades não terem cobertura de sinal de internet ou telefone celular.
A prefeita Fernanda Cordova confirmou que o município vai decretar situação de emergência. “Estamos aguardando os atendimentos da Defesa Civil para finalizarmos o relatório para que possamos decretar a situação de emergência, nos permitindo atender de forma mais assertiva as famílias impactadas”, afirmou.
Os danos constatados foram apenas materiais e algumas unidades ainda permaneciam sem luz até o início da manhã de quarta-feira. Até o fechamento desta edição, o balanço final das famílias impactadas ainda não foi fechado e a equipe da Defesa Civil ainda permanecia atendendo famílias impactadas pelo temporal.
Oque ocasionou o granizo
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de um sistema de baixa pressão associado e ar quente e úmido proveniente da floresta Amazônica contribuiu para o desenvolvimento de nuvens carregadas do tipo “Cumulonimbus”. Como resultado, houve ocorrência de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.
Piter acrescentou que nos próximos dias é esperada uma continuidade de temporais, que serão mais frequentes e concentrados em algumas regiões. Entre a esta quinta-feira, 24, e a sexta-feira, 25, os moradores devem se manter alertas para a possibilidade de novos temporais, além da chance de ocorrência de geadas.