sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralEstado de emergência é decretado em Otacílio Costa e Palmeira

Estado de emergência é decretado em Otacílio Costa e Palmeira

O Poder Público de Otacílio Costa e também do município de Palmeira decretaram situação de emergência em virtude a tempestade de granizo que atingiu ambos os municípios na terça-feira, 22.

Em Otacílio Costa a Defesa Civil estima que aproximadamente 400 famílias foram impactadas. No bairro Igaras, o mais atingido, em moreno de 400 moradias tiveram a cobertura danificada.


Houve prejuízos também nos bairros Fátima, Pinheiros e Poço Rico. Estima-se que aproximadamente 150 casas foram atingidas nesses três bairros.

Desde a terça-feira, 22, a prefeitura através da Defesa Civil e secretaria de habitação, além das demais secretarias, distribuiu lonas e fez o cadastro das famílias prejudicadas.

O prefeito Fabiano Baldessar decretou situação de emergência no município na manhã desta quarta-feira, 23.

PALMEIRA IRÁ DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS TEMPORAL DE GRANIZO

Situação em Palmeira

As localidades de Barreiros e São Sebastião foram as mais atingidas pelo temporal de granizo na última terça-feira, 22
A forte chuva de granizo que atingiu a Região Serrana no fim da tarde de terça-feira, 22, provocou estragos no interior de Palmeira.

As localidades de Barreiros e São Sebastião foram as mais atingidas. Desde o início da noite de terça a equipe de Defesa Civil do município está mobilizada e, ainda na terça-feira, cerca de 22 propriedades foram atendidas.

O atendimento foi retomado já na manhã da quarta-feira, 23, e a equipe segue no interior atendendo as famílias. A prefeitura emitiu comunicado solicitando às famílias que precisem de atendimento entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 3238-0040 ou 98921-8375.

O contato com a equipe via celular pode levar algum tempo, em virtude de as localidades não terem cobertura de sinal de internet ou telefone celular.

A prefeita Fernanda Cordova confirmou que o município vai decretar situação de emergência. “Estamos aguardando os atendimentos da Defesa Civil para finalizarmos o relatório para que possamos decretar a situação de emergência, nos permitindo atender de forma mais assertiva as famílias impactadas”, afirmou.

Os danos constatados foram apenas materiais e algumas unidades ainda permaneciam sem luz até o início da manhã de quarta-feira. Até o fechamento desta edição, o balanço final das famílias impactadas ainda não foi fechado e a equipe da Defesa Civil ainda permanecia atendendo famílias impactadas pelo temporal.

Oque ocasionou o granizo
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de um sistema de baixa pressão associado e ar quente e úmido proveniente da floresta Amazônica contribuiu para o desenvolvimento de nuvens carregadas do tipo “Cumulonimbus”. Como resultado, houve ocorrência de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.
Piter acrescentou que nos próximos dias é esperada uma continuidade de temporais, que serão mais frequentes e concentrados em algumas regiões. Entre a esta quinta-feira, 24, e a sexta-feira, 25, os moradores devem se manter alertas para a possibilidade de novos temporais, além da chance de ocorrência de geadas.


RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments