O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou nesta segunda-feira (30) duas licitações para obras de ampliação de capacidade na BR-282/SC, na Grande Florianópolis. A medida integra um pacote de novos projetos que o DNIT está elaborando para desenvolver a infraestrutura de transportes catarinense em todas as regiões. O investimento na rodovia é uma demanda antiga da FIESC, que em 2021 lançou o projeto BR-282 + Segura e Eficiente, que propõe um conjunto de obras do trecho que vai de Lages a Florianópolis.
A primeira licitação prevê a contratação de empresa especializada para elaboração de anteprojeto de terceiras faixas entre o km 23, em Palhoça, e o km 103, em Alfredo Wagner, integrando também os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Rancho Queimado. O DNIT planeja, após a conclusão do anteprojeto, contratar a construção de 12 terceiras faixas, sendo quatro no sentido litoral e oito no sentido interior.
O objetivo é facilitar o trânsito da região, especialmente no trecho de topografia mais acidentada, oferecendo mais pontos de ultrapassagem e garantindo mais segurança aos usuários. No sentido Lages, são previstos 8,2 km de terceiras faixas. Já no sentido Florianópolis, mais 6,7 km. O total é de 15 km.
Também nesta segunda-feira o DNIT lançou uma licitação para contratação de empresa especializada para construção de um novo viaduto no acesso a Rancho Queimado, no km 58 da BR-282/SC. A obra prevê uma interseção em dois níveis. Com isso, vai segregar o trânsito da rodovia daquele tráfego local do município.
O novo viaduto já teve o projeto aprovado e está em fase de iniciar a obra. Além da estrutura, estão previstos serviços de novos acessos, sinalização, infraestrutura para iluminação, defensas metálicas e barreiras de concreto, contenções, calçadas, entre outros. Na Grande Florianópolis, passam pela BR-282/SC mais de 5 mil veículos por dia.
Projetos em andamento
Além disso, o DNIT lançou em setembro as licitações de dois projetos também para ampliação da BR-282/SC: um para a duplicação da rodovia entre Lages e São Miguel do Oeste, numa extensão de mais de 400 km; e outra para um contorno viário em Santo Amaro da Imperatriz, retirando o traçado da rodovia de dentro do município e criando uma nova rota, já duplicada, para ligar a BR-101/SC e a BR-282/SC.
Com informações da assessoria de imprensa do DNIT.