Fotos: Bruno Collaço / Agência AL
Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi o palco do lançamento oficial da 34ª Festa Nacional do Pinhão. O evento contou com apresentações musicais no plenário da Alesc, com a presença dos deputados estaduais da Bancada da Serra: Lucas Neves, Mário Motta, Marcius Machado e Nilso Berlanda.
“A Festa do Pinhão é um patrimônio para nós, serranos. Eu sei a importância da festa para nossa cultura e tradição. Participei de muitas invernadas quando era criança”, destacou o deputado Lucas Neves.
Lages, a maior cidade da Serra Catarinense, está se preparando para receber o evento mais esperado do ano, que acontecerá de 24 de maio a 2 de junho no Parque Conta Dinheiro. A edição de 2024 promete uma programação repleta de atrações nacionais que certamente agitarão o público presente. Desde apresentações de renomados artistas como Jorge e Mateus, Luan Santana e Gustavo Lima, até momentos de descontração com a Sapecada e o Corpo e Alma, a diversidade cultural estará em destaque.
Além das apresentações musicais, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma ampla variedade de pratos típicos, como paçoca de pinhão e entrevero de pinhão, além de bebidas tradicionais como quentão e ponche.
A Festa do Pinhão consolidou-se como a maior festa tradicionalista do Brasil. Seu símbolo, a gralha-azul, não apenas representa a beleza natural da região, mas também a importância da ave na dispersão biológica do pinheiro brasileiro. Com uma história rica que remonta às suas origens, o evento atrai mais de 350 mil visitantes todos os anos, proporcionando um verdadeiro espetáculo de gastronomia e cultura, centrado no pinhão, o fruto símbolo da região.
“Além de um evento musical e gastronômico, a Festa do Pinhão é um cartão de visita da Serra Catarinense. Toda a economia regional é impactada positivamente durante os dias do evento”, reforçou Neves.