terça-feira, abril 1, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSanta CatarinaFCC retoma aprovações de cartas de captação para projetos culturais

FCC retoma aprovações de cartas de captação para projetos culturais

FCC retoma aprovações de cartas de captação para projetos culturais

Foto: Agência Brasil
– Rafael Nogueira em entrevista ao programa a Voz do Brasil, em 2022

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retomará nos próximos dias as aprovações de cartas de captação para a ferramenta. Esta era uma demanda desde que o PIC surgiu e, agora, atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e o sistema está em permanente aperfeiçoamento.

Com o novo painel, que está no ar desde o início de abril deste ano, é possível fazer uma busca mais detalhada por campos, buscando informações sobre a proposta cultural, os valores captados, as empresas incentivadoras e a prestação de contas. Também pode-se buscar informações por nome, proponente, ano, município, mesorregião, área cultural, e a situação (aprovado ou reprovado). Para ter acesso aos dados, basta preencher os campos desejados e clicar em “Pesquisar”.

Uma das novidades em relação à plataforma usada anteriormente é a possibilidade de consultar os valores aportados e quais as empresas incentivadoras de um projeto. Outra funcionalidade é a pesquisa no mapa. Ao preencher as informações que se deseja consultar, é possível clicar no ícone do mapa e verificar os municípios onde os projetos estão distribuídos em Santa Catarina.

“É a sociedade catarinense que ganha com essas melhorias e ajustes no PIC, com mais transparência para saber onde os recursos estão sendo investidos, como desejado pelo governador Jorginho Mello. O trabalho desta gestão foi elogiado por técnicos pelo TCE e agora temos esse resultado positivo e muito aguardado pelo setor cultural”, afirma o presidente da FCC, Rafael Nogueira. Conforme trecho do parecer da área técnica do TCE, houve reconhecimento sobre o avanço na divulgação das informações por parte da FCC: “de acordo com o informado nas mesmas reuniões, mostra-se evidente que diante do excelente avanço na divulgação das informações, de acordo com o verificado nas imagens acima, resta dirimida neste ponto a falta de transparência na divulgação das informações.” 

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de dedução fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela FCC e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos por lei.

Para que possam receber patrocínios via PIC, os empreendedores culturais catarinenses devem encaminhar seus projetos para a FCC, por meio da plataforma de inscrições. Eles serão analisados por uma comissão especializada. Os projetos que atenderem aos requisitos receberão uma Autorização de Captação. 

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), na página da Secretaria de Estado da Fazenda.

Matéria publicada na página da Rede Catarinense de Notícias

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments