Frases projetadas em Lages marcam o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
O deputado Lucas Neves (Podemos) utilizou a tecnologia de inteligência artificial para chamar atenção sobre um tema urgente: a saúde mental. Em pontos icônicos de Lages, foram projetadas frases com o objetivo de alertar a população sobre o tema. A ação integra a campanha Setembro Amarelo de 2024, cujo lema é “Se precisar, peça ajuda”.
Nesta terça-feira, 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data dedicada à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem está enfrentando momentos de dificuldade.
“A pressão social, econômica e psicológica tem aumentado, afetando a qualidade de vida das pessoas, especialmente as mais vulneráveis”, afirmou Lucas Neves.
No Brasil, aproximadamente 14 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta maior causa de morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios ocorrem anualmente no mundo. Em Santa Catarina, somente em 2022, foram registrados 926 casos, sendo que 77% das vítimas eram homens.
“A nossa ação reforça a importância de pedir ajuda. O tratamento adequado e o apoio podem salvar vidas. Vamos acolher, ouvir e oferecer apoio, porque os problemas do outro também são importantes e ninguém precisa enfrentar a dor sozinho. Cuidar de quem tá perto da gente é fundamental”, concluiu o deputado.