Os registros de destelhamentos foram mapeados em 19 bairros e uma localidade do interior
A Prefeitura de Lages, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil divulgou na noite desta quinta-feira (2 de janeiro) relatório atualizado sobre os estragos causados pelo temporal com chuva de granizo e ventania que atingiu Lages na última terça-feira (31 de dezembro).
Conforme o documento, o número de residências atingidas pelas fortes chuvas subiu para 550. Aproximadamente 2.200 pessoas foram afetadas pelo evento adverso. Um total de 4.600 metros de lona foram distribuídas à população.
Os registros de destelhamentos foram mapeados em 19 bairros e uma localidade do interior: Araucária, Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Centenário, Cidade Alta, Copacabana, Habitação, Índios, Morro Grande, Petrópolis, Popular, Santa Cândida, Santa Catarina, Santa Clara, Santa Mônica, Vista Alegre, Vila Maria e Vila Nova.
O novo Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, explica que nesta sexta-feira (3 de janeiro), o Município receberá uma carga com seis mil unidades de telhas. “Esse material será fornecido às famílias atingidas pelo temporal que já fizeram o cadastro junto à Defesa Civil. Esse carregamento de telhas está sendo fornecido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil”, destaca.
Ainda na manhã desta quinta-feira (2) a prefeita Carmen Zanotto assinou o decreto de situação de emergência. A medida permite que o município possa ter acesso a itens de assistência humanitária para repasse às famílias atingidas. “Montamos uma logística que envolve a Defesa Civil Municipal e outras secretarias para agilizar a entrega das telhas às famílias cadastradas que estão à espera. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente vai dar apoio, assim como a Secretaria de Obras disponibilizará servidores para atuarem na distribuição desse material”, esclarece.
Em casos de ocorrências a população pode acionar a Defesa Civil através dos contatos: 199, (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 ou do plantão 24h, no telefone (49) 998-36-1702.
Texto: Flávio Fernandes
Fotos: Marlon Sá Molin