Iniciativa organizada pela Secretaria de Saúde, atendeu 38 pacientes na UBS Central e trouxe benefícios para a população e para os cofres públicos
A última sexta-feira foi marcada por um grande avanço na saúde pública de Palmeira. O mutirão de ortopedia, realizado pela Secretaria de Saúde na Unidade Básica de Saúde Central, atendeu 38 pacientes previamente agendados, com apenas duas faltas, e zerou a fila de consultas na especialidade. A ação foi resultado de uma articulação com o Consórcio Inter federativo de Saúde (Cisamures), e trouxe uma série de benefícios diretos para os moradores e para a gestão municipal, mostrando que soluções simples podem gerar impactos positivos tanto para a comunidade quanto para o orçamento público.
Além de garantir comodidade e segurança para os pacientes, que puderam ser atendidos sem precisar se deslocar até Lages, onde fica o Consórcio de Saúde, o mutirão gerou economia significativa aos cofres públicos, uma vez que não houve necessidade de gastos com transporte. A medida também otimizou os recursos da frota municipal, liberando motoristas para atender outras demandas. Outro ponto positivo foi a maior adesão dos pacientes às consultas, já que, com o atendimento na própria cidade, houve apenas duas faltas. No modelo convencional, deslocar-se até Lages frequentemente resulta em faltas, atrasando o tratamento de muitos moradores. Além disso, o mutirão garantiu agilidade no atendimento, resolvendo em um único dia o que poderia levar até 10 dias, com viagens diárias, considerando fatores como a capacidade de transporte dos pacientes e a disponibilidade das vagas para atendimento no consórcio.
Um modelo para o futuro
A Secretária de Saúde comemorou o sucesso da iniciativa, destacando a importância de priorizar o bem-estar dos moradores e otimizar os processos de gestão. “Essa ação não apenas zerou a fila de pacientes de ortopedia, mas mostrou ser possível organizar atendimentos eficientes, econômicos e que priorizem o bem-estar dos moradores de Palmeira”.
O prefeito Sandro Masselai, que foi um dos pacientes atendidos no mutirão, destacou a inovação do modelo. “Colocar as pessoas em primeiro lugar é uma de nossas missões, e esse mutirão se mostrou eficiente tanto para o município quanto para as pessoas. Além disso, o excelente atendimento do médico trouxe mais segurança na indicação do tratamento para as pessoas. Foi muito positiva a ação”, destacou.
Para a comunidade, a iniciativa trouxe mais do que praticidade: representou cuidado e atenção às reais necessidades dos pacientes. Muitos que participaram do mutirão destacaram o alívio de serem atendidos em sua própria cidade.
O mutirão foi realizado sem custos extras para o município e já inspira a organização de outras ações semelhantes em outras especialidades. A Secretaria de Saúde informou que está trabalhando em um cronograma para ampliar a oferta de atendimentos em Palmeira, consolidando o compromisso da gestão em oferecer um sistema de saúde mais acessível e eficiente para todos.