Assessora da Casa Civil, Fernanda articula estratégias para fortalecer a agricultura familiar na merenda escolar de Santa Catarina
Com olhar atento ao campo e compromisso com o desenvolvimento local, Fernanda Cordova, Assessora Especial da Casa Civil na Serra Catarinense, está encampando uma nova bandeira: aumentar a participação dos produtores rurais da região no fornecimento de alimentos para a merenda escolar do Estado.
Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), no auditório da Amures, Fernanda reuniu representantes de cooperativas, agricultores, técnicos da Epagri, Gerência Regional de Educação e Secretaria de Estado da Educação para discutir uma realidade preocupante: menos de 10% do valor investido pelo Estado na merenda escolar da região da CRE de Lages fica com os produtores locais. A maioria dos alimentos servidos nas escolas serranas vem de outras regiões.
“Esse dinheiro pode — e deve — ficar aqui na Serra, movimentando a economia local e valorizando quem trabalha no campo. É um desafio, mas também uma missão: ajudar nossos produtores a estarem mais preparados para participar das licitações e garantir espaço na merenda escolar”, afirmou Fernanda.
A proposta não é apenas identificar o problema, mas encontrar soluções práticas. A reunião contou com a presença do diretor de Administração da Secretaria de Estado da Educação, Cristiano Gabriel Brun, que reforçou o compromisso do governo em valorizar a agricultura familiar e ajustar normas que favoreçam os pequenos produtores.
Técnicos da Epagri, como o extensionista rural José Luis Martins Alves e a extensionista social Vanessa Aparecida Melo, contribuíram com orientações sobre os processos licitatórios, enquanto a engenheira agrônoma Josie Moraes Mota, da Secretaria de Agricultura de Lages, reforçou a importância de priorizar alimentos produzidos na própria região.
“Essa também é uma visão do nosso governador Jorginho Mello, que sempre reforça: precisamos ajudar o homem do campo a permanecer no campo. E isso passa por garantir mercado, apoio técnico e acesso aos programas públicos”, destacou Fernanda.
Novas reuniões já estão sendo organizadas para aprofundar o debate e estruturar ações que permitam aos agricultores serranos competir de forma mais justa e eficiente.
Com essa iniciativa, Fernanda Cordova reafirma sua atuação em defesa da Serra Catarinense, com foco em resultados concretos e no fortalecimento da agricultura familiar, com os pés firmes na realidade de quem trabalha todos os dias para produzir o que chega à nossa mesa.