quarta-feira, maio 14, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSem categoriaFirjan: Palmeira continua sendo a cidade que mais se desenvolveu na Serra...

Firjan: Palmeira continua sendo a cidade que mais se desenvolveu na Serra Catarinense

ASCOM pref. Palmeira

Com índice de 0,7619, cidade sobe no ranking estadual e nacional, se consolidando como referência em desenvolvimento na Serra Catarinense

Os dados da nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, com ano-base 2023, colocaram Palmeira no topo do ranking da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). O município alcançou 0,7619 pontos no indicador consolidado, o que representa um avanço expressivo de mais de meio ponto em relação ao ano anterior e confirma Palmeira como a cidade da Amures que mais se desenvolveu no último ciclo avaliado.

O resultado garantiu a Palmeira a 85ª posição entre os 295 municípios de Santa Catarina e o 575º lugar no ranking nacional, que inclui mais de 5.500 cidades. O índice é construído com base em dados oficiais nas áreas de Educação, Saúde e Emprego & Renda, oferecendo um retrato abrangente da qualidade da gestão pública e da evolução socioeconômica municipal.

Além da expressiva pontuação, Palmeira foi o único município da Amures a figurar entre os 100 municípios que mais se desenvolveram em Santa Catarina, reforçando o protagonismo regional e a consolidação de políticas públicas com foco em planejamento, responsabilidade e investimento nas pessoas.

A evolução na prática

Nos dados da Firjan, é possível ver claramente que Palmeira saiu de uma zona de desenvolvimento moderado para se aproximar do nível considerado de desenvolvimento alto (quando a cidade atinge mais que 0,8), com destaque nos indicadores de emprego e renda (0,9350), saúde (0,7048) e educação (0,6459).

Comparando com os demais municípios da Amures, Otacílio Costa ocupa a segunda posição regional com 0,7518 pontos (107º no estado) e Lages, a maior cidade da Serra, aparece na terceira colocação, com 0,7258 (145º lugar no estado).

Reflexo de um ciclo de investimento e organização

Para o prefeito Sandro Masselai, o resultado coroa o trabalho das gestões que vêm se dedicando a transformar Palmeira em uma cidade de oportunidades e qualidade de vida. “Esse índice mostra, com números, o que a população já sente no dia a dia, desde que assumimos o município, em 2017, junto com a ex-prefeita Fernanda: Palmeira está crescendo com equilíbrio, com responsabilidade e olhando para as pessoas. Temos orgulho de ver nossa cidade liderando a região, e isso nos motiva ainda mais para seguir trabalhando por um futuro ainda melhor e levar Palmeira a novos patamares de desenvolvimento.”

Nos últimos anos, Palmeira tem intensificado investimentos em educação básica, saúde pública, qualificação de servidores, estrutura rural, mobilidade urbana e fortalecimento da economia local, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e humano.

Sobre o IFDM

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados oficiais dos ministérios da Saúde, Educação e Trabalho. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o grau de desenvolvimento. A edição 2025 traz como ano-base 2023 e oferece uma avaliação precisa do desempenho dos municípios brasileiros.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments