O deputado Antídio Lunelli (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 358/2023, que inclui o ensino de robótica e programação na grade curricular das escolas de Santa Catarina.
O texto estipula que as matérias serão ministradas no horário regular de aula, com as atividades sendo abordadas de maneira transversal, com viés multidisciplinar. Além disso, também traz a previsão de que, nos próximos concursos públicos da educação, estejam previstas vagas para contratação de profissionais da área de tecnologia.
O projeto de lei foi inspirado em um programa da Prefeitura de Jaraguá do Sul, município que foi administrado pelo deputado e empresário Antídio Lunelli até março de 2022.
“Aprender a programar não é só importante para o futuro dos jovens. É necessário para o futuro de Santa Catarina e do Brasil. Tornar o ambiente escolar mais atrativo e mais interessante às crianças e adolescentes também é fundamental”, diz o autor do projeto.
Fato é que o déficit de profissionais de tecnologia é um grande gargalo hoje no Brasil. Pesquisa feita pelo Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups, calcula que, até 2025, faltarão 530 mil profissionais na área no país.