Duas, das principais empresas acataram a recomendação do Promotor de Justiça José da Silva Junior da Comarca de Otacílio Costa, para formar uma força-tarefa e amenizar os efeitos da chuva em Palmeira. As empresas cederam tratores e outras máquinas para limpeza das ruas do município. As equipes cedidas pela iniciativa privada já estão operando a fim de reparar os estragos causados pelas cheias. Os trabalhos estão sendo focados nesse primeiro momento, na reparação de uma das estradas para que o ônibus escolar volte a trafegar pelo local.
Outras três empresas já confirmaram recebimento da recomendação e devem se juntar a força-tarefa para ajudar no reparo dos danos causados pela chuva.
A força-tarefa envolvendo a iniciativa privada foi proposta porque a Promotoria de Justiça constatou a ausência de contingente para atuação efetiva no cenário das fortes chuvas, visto que há somente um servidor efetivo para desempenhar tal função, que precisa se valer do esforço de voluntários, além da limitação estrutural, orçamentária e logística do Município.
A Promotoria de Justiça da Comarca aguarda o contato de mais duas empresas para ajudarem nesse momento em que tanto Palmeira como Otacílio Costa estão em situação de emergência e essas comunidades precisam de apoio.