quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSem categoriaCCJ rejeita proibição ao Pinus elliottii em Lages; Lucas Neves celebra vitória...

CCJ rejeita proibição ao Pinus elliottii em Lages; Lucas Neves celebra vitória para a economia da Serra Catarinense

Foto: Sandro Scheuermann

Deputado defende impacto positivo da decisão na geração de empregos e na sustentação da cadeia produtiva

No primeiro dia do Alesc Itinerante, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina rejeitou, de forma unânime, o Projeto de Lei que propunha a proibição do reflorestamento com a espécie Pinus elliottii na região de Lages. A decisão foi comemorada pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos), representante da Serra Catarinense, que ressaltou o impacto positivo para a economia local.

“Estamos falando de uma cadeia produtiva que gera mais de 20 mil empregos aqui. Pessoas que trabalham com reflorestamento, em serrarias e nas indústrias de papel e celulose. Cito a cidade de Otacílio Costa, que tem grandes indústrias de papel e celulose, assim como Correia Pinto. E Lages, que recentemente recebeu uma indústria de produção de MDF, e também conta com fábrica de papel e celulose”, destacou.

O projeto foi proposto pelo colega Ivan Naatz (PL), do Vale do Itajaí, que justificou a medida com base em possíveis impactos ambientais negativos da introdução do Pinus elliottii em ecossistemas não nativos. No entanto, Lucas Neves contestou essa visão, lembrando que o Conselho Estadual de Meio Ambiente já autorizou o plantio de pinus sem exigência de licença ambiental.

“Precisamos preservar o meio ambiente e preservar também os empregos gerados pelo setor florestal. Temos que agir de maneira equilibrada”, reforçou.

O parlamentar serrano também mencionou uma recente lei federal, aprovada pelo Congresso Nacional, que retirou a silvicultura – atividade de cultivo de florestas para produção de madeira e derivados – da lista de práticas causadoras de degradação ambiental.

ASCOM deputado Lucas Neves

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments