Aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última semana de 2023, o Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinense (PRONAMPE SANTA CATARINA) já está liberando recursos para empresas que solicitaram ajuda.
Dos R$150 milhões disponibilizados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ao PRONAMPE SC, já se somam, desde o início das operações, R$53 milhões em empréstimos, 395 contratos e 43 municípios catarinenses atendidos.
O programa busca auxiliar as micro e pequenas empresas do estado, fornecendo subsídios para cobrir os encargos de operações de financiamentos seguindo as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no ano passado. O objetivo é estimular a rápida reconstrução de pequenos empreendimentos que sofreram com as intempéries climáticas.
Nos municípios com decreto de emergência, o Governo do Estado oferecerá subsídios de 50%, enquanto nos que enfrentam estado de calamidade pública, o subsídio será de 100% da taxa de juros. O prazo total para quitação é de 48 meses, incluindo um período de carência de até 12 meses.
O deputado Nilso Berlanda (PL), fundador das Lojas Berlanda, comemorou a aprovação do projeto e o início das operações.
“Quando comecei como empreendedor, vendi um chevette e uma linha eletrônica e montamos uma pequena loja em Curitibanos. Hoje, empregamos milhares de catarinenses,” contou o deputado. “Essa iniciativa vai ajudar muitos empreendedores a realizarem seus sonhos e criarem oportunidades em suas cidades, além de fomentar uma recuperação célere aos negócios afetados pelas recentes intempéries no estado.”
Segundo dados do SEBRAE, as micro e pequenas empresas correspondem a mais de 93% do total de empreendimentos e empregam cerca de 55% da mão de obra no estado.
Apesar disso, os microempreendedores encontram desafios significativos para obter acesso à linhas de crédito, enfrentando taxas de juros altas que impedem a expansão de seus negócios.
Os recursos do PRONAMPE SANTA CATARINA poderão ser divididos conforme as necessidades das microempresas, contemplando a recomposição de estoques, reforma de estruturas, aquisição de máquinas e equipamentos, ou ainda, asseguração de giro de capital.
Assessoria de imprensa do deputado Berlanda.