sexta-feira, maio 10, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEconomiaPronampe Santa Catarina já está liberando recursos

Pronampe Santa Catarina já está liberando recursos

PalmePalme

Aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última semana de 2023, o Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinense (PRONAMPE SANTA CATARINA) já está liberando recursos para empresas que solicitaram ajuda.

Dos R$150 milhões disponibilizados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ao PRONAMPE SC, já se somam, desde o início das operações, R$53 milhões em empréstimos, 395 contratos e 43 municípios catarinenses atendidos.

O programa busca auxiliar as micro e pequenas empresas do estado, fornecendo subsídios para cobrir os encargos de operações de financiamentos seguindo as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no ano passado. O objetivo é estimular a rápida reconstrução de pequenos empreendimentos que sofreram com as intempéries climáticas.

Nos municípios com decreto de emergência, o Governo do Estado oferecerá subsídios de 50%, enquanto nos que enfrentam estado de calamidade pública, o subsídio será de 100% da taxa de juros. O prazo total para quitação é de 48 meses, incluindo um período de carência de até 12 meses.

O deputado Nilso Berlanda (PL), fundador das Lojas Berlanda, comemorou a aprovação do projeto e o início das operações.

“Quando comecei como empreendedor, vendi um chevette e uma linha eletrônica e montamos uma pequena loja em Curitibanos. Hoje, empregamos milhares de catarinenses,” contou o deputado. “Essa iniciativa vai ajudar muitos empreendedores a realizarem seus sonhos e criarem oportunidades em suas cidades, além de fomentar uma recuperação célere aos negócios afetados pelas recentes intempéries no estado.”

Segundo dados do SEBRAE, as micro e pequenas empresas correspondem a mais de 93% do total de empreendimentos e empregam cerca de 55% da mão de obra no estado.

Apesar disso, os microempreendedores encontram desafios significativos para obter acesso à linhas de crédito, enfrentando taxas de juros altas que impedem a expansão de seus negócios.

Os recursos do PRONAMPE SANTA CATARINA poderão ser divididos conforme as necessidades das microempresas, contemplando a recomposição de estoques, reforma de estruturas, aquisição de máquinas e equipamentos, ou ainda, asseguração de giro de capital.

Assessoria de imprensa do deputado Berlanda.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments