segunda-feira, maio 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEconomiaMedida do governo federal, anunciada como alívio para produtores de leite, tem...

Medida do governo federal, anunciada como alívio para produtores de leite, tem impacto praticamente inexistente na cadeia

PalmePalme

A medida do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio exterior (Camex), anunciada na terça-feira (15), foi pelo aumento do Imposto de Importação de 12,8% para 18%, pelo período de um ano. Também foi anunciado pelo Gecex a suspensão de uma decisão do governo, de 2022, que reduziu unilateralmente a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%. Ocorre que por ser uma tarifa comum ao Mercosul, a medida só item impacto para países que não integram o bloco.

O especialista, que preferiu não se identificar, diz que o impacto dessas medidas é praticamente inexistente. “Essas medidas são para países de fora do Mercosul, de onde as importações brasileiras 2021, 2022 e deste ano somam 95% do total”, explica.

Disputa de narrativa

Enquanto o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) diz que as medidas ajudam a proteger o produtor de leite catarinense, o líder do governo na Alesc, Edilson Massocco (PL) quer aumentar o imposto dos produtos vindos do Mercosul. 

“Essa resolução que está sendo revogada agora fez aumentar em 180% a importação, reduzindo o preço para quem produz em SC”, acrescenta Fabiano. “”O que arrebenta a cadeia leiteira é a entrada de leite que não foi taxado. As empresas buscam o leite no Uruguai e na Argentina pois é conveniente ao preço”, discursou Massocco.

A conclusão do especialista ouvido pela Adjori é que nem as medidas do governo federal tem impacto significativo para inibir a entrada de leite no país e nem é possível mudar a tarifa de importação diante de países que formam o Mercosul, o que pode comprometer as relações e acordos assinados entre os membros do bloco.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments