InícioDESTAQUE SECUNDÁRIOPacto pela Aceleração Territorial leva experiência da Serra Catarinense ao maior encontro...

Pacto pela Aceleração Territorial leva experiência da Serra Catarinense ao maior encontro de cidades do Brasil

PalmePalmePalmePalme

Movimento regional apresentou no Summit Cidades, em Florianópolis, a estratégia colaborativa que vem mobilizando lideranças e entidades em torno do desenvolvimento da Serra Catarinense.

O futuro da Serra Catarinense esteve em pauta na terça-feira (23) durante o Summit Cidades 2026, em Florianópolis. Reconhecido como um dos principais eventos de inovação, gestão pública e desenvolvimento territorial do país, o encontro reuniu lideranças de diferentes regiões para debater soluções e experiências voltadas à construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas. Entre os temas que ganharam relevância na programação esteve o painel “Projetos Regionais e o Futuro da Serra Catarinense”, que apresentou a experiência do Pacto pela Aceleração Territorial e os avanços construídos coletivamente pela região.

O espaço promoveu uma reflexão sobre temas como desenvolvimento territorial, governança, planejamento urbano, mobilidade, políticas públicas, turismo, tecnologia, inovação, economia local e identidade dos territórios. Participaram da conversa o coordenador do Pacto pela Aceleração Territorial, Fabiano Ventura; a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani; o secretário de Planejamento Urbano de Lages, Malek Rau Dabbous; e o presidente do Orion Parque Tecnológico, Tite Mazuhy. O painel demonstrou como a articulação entre municípios, instituições e lideranças vem fortalecendo uma visão compartilhada de futuro para a Serra Catarinense.

Representando um movimento que reúne mais de 120 entidades, cerca de 1.200 participantes e trabalha em torno de 14 projetos estruturantes com visão de futuro até 2040, Fabiano Ventura destacou que a presença no Summit Cidades amplia a visibilidade de uma construção que nasceu na Serra, mas que pode inspirar outras regiões do país. “Estar no Summit Cidades é uma oportunidade de mostrar que o desenvolvimento regional acontece quando diferentes setores se unem em torno de objetivos comuns. O Pacto é resultado da participação ativa da sociedade, das lideranças e das instituições que acreditam que a Serra Catarinense pode construir seu futuro de forma planejada, integrada e colaborativa. Compartilhar essa experiência e aprender com outras iniciativas fortalece ainda mais esse movimento”, afirmou.

Para a prefeita de Urupema, Cristiane Pagani, a participação no debate reforça a importância de os pequenos municípios ocuparem espaços estratégicos de discussão e construção de soluções para o desenvolvimento regional. “Urupema tem cerca de 3 mil habitantes, mas isso nunca nos impediu de buscar inovação e desenvolvimento. O Pacto nos permite pensar a Serra Catarinense de forma integrada, construindo soluções em conjunto. Quando uma cidade cresce, toda a região cresce junto, e é essa união que gera oportunidades e transforma realidades”.

Por Catarinas Comunicação – Assessoria Pacto Pela Aceleração Territorial || Texto: Lizzi Borges || Fotos: Claiton Camargo

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments